sexta-feira, março 23, 2007

AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA TRABALHISTA - EXECUÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DO TEMPO DE SERVIÇO RECONHECIDO (ATUALIZADO EM 31.07.08)

Foi sancionada no último dia 16 de março de 2007 a Lei ordinária 11.457, que trata da super-receita.
Além do discutido veto à emenda 3, que diminuía os poderes dos fiscais do trabalho, a Lei da Super Receita ainda traz novidades para a Justiça do Trabalho.
De acordo com o art. 42 do mencionado diploma, a CLT sofrerá substanciais alterações em seus artigos, ampliando inclusive a competência desta Justiça Especializada para promover a execução das contribuições sociais dos salários já pagos em face de contrato de trabalho reconhecido, o que certamente promoverá a revisão da Súmula 368/TST, mais uma vez.
Destaco no texto da nova lei o seu art. 42:

"Art. 42. A Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 832. ..................................................................................................
.................................................................................................................
§ 4o A União será intimada das decisões homologatórias de acordos que contenham parcela indenizatória, na forma do art. 20 da Lei no 11.033, de 21 de dezembro de 2004, facultada a interposição de recurso relativo aos tributos que lhe forem devidos.
§ 5o Intimada da sentença, a União poderá interpor recurso relativo à discriminação de que trata o § 3o deste artigo.
§ 6o O acordo celebrado após o trânsito em julgado da sentença ou após a elaboração dos cálculos de liquidação de sentença não prejudicará os créditos da União.
§ 7o O Ministro de Estado da Fazenda poderá, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestação da União nas decisões homologatórias de acordos em que o montante da parcela indenizatória envolvida ocasionar perda de escala decorrente da atuação do órgão jurídico.” (NR)
“Art. 876. ...................................................................................................
Parágrafo único. Serão executadas ex-officio as contribuições sociais devidas em decorrência de decisão proferida pelos Juízes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenação ou homologação de acordo, inclusive sobre os salários pagos durante o período contratual reconhecido.” (NR)
“Art. 879. ..................................................................................................
.................................................................................................................
§ 3o Elaborada a conta pela parte ou pelos órgãos auxiliares da Justiça do Trabalho, o juiz procederá à intimação da União para manifestação, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de preclusão.
.................................................................................................................
§ 5o O Ministro de Estado da Fazenda poderá, mediante ato fundamentado, dispensar a manifestação da União quando o valor total das verbas que integram o salário-de-contribuição, na forma do art. 28 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, ocasionar perda de escala decorrente da atuação do órgão jurídico.” (NR)
“Art. 880. Requerida a execução, o juiz ou presidente do tribunal mandará expedir mandado de citação do executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas ou, quando se tratar de pagamento em dinheiro, inclusive de contribuições sociais devidas à União, para que o faça em 48 (quarenta e oito) horas ou garanta a execução, sob pena de penhora.
..................................................................................................” (NR)
“Art. 889-A. ...........................................................................
§ 1o Concedido parcelamento pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o devedor juntará aos autos a comprovação do ajuste, ficando a execução da contribuição social correspondente suspensa até a quitação de todas as parcelas.
§ 2o As Varas do Trabalho encaminharão mensalmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil informações sobre os recolhimentos efetivados nos autos, salvo se outro prazo for estabelecido em regulamento.” (NR)
O texto integral pode ser encontrado aqui.

As alterações entrarão em vigor no próximo dia 02.05.2007.

Sobre os efeitos previdenciários da sentença trabalhista, no reconhecimento do tempo de serviço, com reflexos na execução dessas contribuições previdenciárias, leia a coluna Legislação & Direito de julho/2008.

Conheça as notas atualizadas de nosso blog, clicando aqui ou no cabeçalho deste blog.