segunda-feira, outubro 08, 2007

ENSINO À DISTÂNCIA. DESPACHO ELETRÔNICO.



O TRT da 18ª Região inseriu na página principal do seu sítio o link "Ensino à Distância", com um tutorial demonstrando o funcionamento da carta precatória eletrônica e do despacho eletrônico.


O "despacho eletrônico" é uma ferramenta integrante do Sistema de Administração Judicial - SAJ 18/Gabinete Virtual, que está sendo desenvolvido na Justiça do Trabalho e atualmente se encontra em fase de teste e implantação no nosso Tribunal.

O Gabinete Virtual permitirá ao magistrado acessar parte da rede do tribunal através de qualquer computador (via internet). É claro que, mesmo sendo possível acessar de um ponto distante, o computador do usuário deverá contar com especificações técnicas que permitam o acesso remoto.

Por meio do Gabinete Virtual, o magistrado poderá acessar o seu diretório (vinculado ao seu login na rede do TRT) e todas as suas pastas ali inseridas. Também estarão disponíveis programas para a realização de outros atos como, por exemplo, uma ferramenta de busca que pesquisará os diretórios disponíveis no acesso remoto (por enquanto adota-se o Copernic nesta fase de teste) e um editor de textos (Writer/OpenOffice). O Gabinete Virtual também é capaz de disponibilizar o acesso do magistrado ao SAJ em todas as suas funções, dentre as quais figura o "despacho eletrônico", no qual aposta-se em otimização dos serviços de secretaria e maior agilização do trâmite processual.

No aprimoramento desta ferramenta, que logo estará à disposição de todos os juízes trabalhistas goianos, os despachos e demais atos judiciais serão, em breve, assinados eletronicamente, com a certificação digital capaz de conferir plena autenticidade aos documentos. Esta assinatura, com certificação digital, será realizada através dos cartões de certificação digital já disponibilizados aos juízes trabalhistas do nosso tribunal.

É o processo eletrônico avançando para sua implementação total.