segunda-feira, novembro 05, 2007

OFFICE ON LINE: BUZZWORD - EDITOR DE TEXTO BASEADO NA WEB

Buzzword é um editor de texto on line, baseado em flash, produzido pela empresa Virtual Ubiquity, recentemente adquirida pela Adobe.

De uso gratuito e em fase de testes, o Buzzword possui um visual limpo e de fácil utilização. O texto processado é imediatamente salvo nos servidores da companhia, razão pela qual não há com o que se preocupar com eventuais quedas de energia ou problemas de navegação.

Por estar salvo em servidor remoto, o usuário poderá acessar o documento de qualquer estação, bastando simples acesso a internet.

Há algumas novidades interessantes neste editor e que merecem ser realçadas: a) permite a importação e exportação de arquivos nos formatos RTF, ".doc" e Word 2003 XML files. A Adobe promete, em breve, a gravação também em formatos PDF e ODT (open document).

Quando se salva o arquivo (espontaneamente ou por salvamento automático), é criado um histórico, que permite ao usuário acessar os diversos estágios de elaboração do documento. Trata-se de rotina de segurança conhecida como CVS (concurrent version system) e que é adotada em procedimentos como veremos, logo mais, na adoção do processo eletrônico.

O editor também possui uma facilidade para mixar figuras com o texto. Basta inserir a figura e escolher o melhor posicionamento. Também não há complicações para a utilização de tabelas.

Agora, o melhor.

O Buzzword permite que o documento criado (ou em criação) seja compartilhado em três níveis diferentes: co-autor, revisor ou apenas leitor. O co-autor terá acesso com todos os privilégios ao documento compartilhado. O revisor poderá acrescentar comentários, mas não terá poderes para alterar o conteúdo. O leitor terá acesso para simples leitura.

Esta ferramenta pode ser muito útil a professores no trabalho de orientação de monografias e teses, por exemplo, ou em qualquer rotina de criação onde as sugestões passam a ser direcionadas a um documento único, evitando assim a replicação de cópias em emails e a colheita das opiniões nos mais diversos documentos para centralização futura das informações.

Quem quiser conhecer, clique na palavra BUZZWORD ou vá direto para o cadastro e assinatura.