quinta-feira, novembro 15, 2007

Programa TRABALHO, JUSTIÇA & CIDADANIA em Catalão/GO


O programa Trabalho, Justiça e Cidadania já desembarcou na cidade de Catalão/GO.

Relembro, aqui, o conceito do programa traçado nas palavras do juiz Edison Vaccari, nosso coordenador regional, no blog que mantém sobre o tema:

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - ANAMATRA por meio do qual magistrados, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, de direito do trabalho, Estatuto da Criança e Adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e municípios.

A proposta do Programa é promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos Juízes com professores e alunos e, por meio destes, alcançar o social em que vivem.

Criado em 2004 a partir da elaboração da “Cartilha do Trabalhador”, o Programa conta com núcleos implantados em diversos Estados brasileiros. Por meio de palestras, cursos, debates e distribuição de cartilhas, o Programa tem permitido que os magistrados trabalhistas se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação.

Torna-se ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.

Uma vez apresentado o programa aos alunos e entregue o material da campanha, os estudantes são estimulados a desenvolver, livremente, trabalhos inspirados no conteúdo recebido. Estes trabalhos são reunidos e apresentados à comunidade em dia pré-definido.

Este ponto de culminância ocorrerá agora, no próximo dia 21 de novembro, às 19h00, no Forum de Catalão/GO e contará com as presenças do coordenador Edison Vaccari e do juiz anfitrião da cidade, nosso estimado Paulo Sérgio Pimenta que já estendeu o convite a todos nós.

Fica aqui registrado o evento e o convite aos associados e demais interessados.

(A logomarca acima é o resultado de um concurso promovido pela ANAMATRA. Saiba mais clicando sobre notícias 01 e 02).