sábado, abril 05, 2008

LANÇADA A VERSÃO OPEN OFFICE 2.4 - PORTUGUÊS (BRASILEIRO)


(CONHEÇA A VERSÃO 3.0 OPEN OFFICE - VEJA POST ATUALIZADO, PUBLICADO EM 14/10//2008, NESTE BLOG)

A comunidade BrOffice - formada por voluntários dedicados à produzir a versão brasileira da mais eficiente suíte de escritório em software livre, acaba de lançar a mais recente atualização do pacote Open Office para os brasileiros: a versão 2.4.


Para os que ainda não estão familiarizados, a suíte Open Office é composta por 5 (cinco) importantes aplicativos: o WRITER, que funciona como um poderoso editor de textos e que concorre com o Microsoft Wonder, com a vantagem de ser aquele totalmente gratuito, compatível com os documentos no formato ".doc" tanto para leitura como também para gravar seus arquivos em tal extensão. O Writer ainda permite que o documento seja gravado diretamente no formato ".pdf" e estimula a adoção do formato ".odf" (open document format) que, se espera, venha a ser adotado em padrão universal. Além dessa importante ferramenta, a suíte também é composta pelos aplicativos CALC (planilha eletrônica igualmente compatível com os documentos elaborados no Excel), IMPRESS (capaz de elaborar apresentações multimídias e compatível com os arquivos elaborados no Power Point), DRAW (para produção de diagramas, ilustrações em 3D, com efeitos especiais) e MATH (um editor de fórmulas).

Conheça todas as novidades dessa nova versão aqui (em inglês). Dentre as novidades está a adoção da expressão "ODF" (Open Document Format) no lugar da antiga "Open Document", a otimização da caixa de diálogo para impressão de documentos, substituição da fonte padrão para Deja Vu (ao invés da atual BitStream), melhorias na planilha eletrônica etc.

O Blog da Amatra 18 já publicou aqui um pequeno manual para utilização do WRITER, permanentemente disponível àqueles que quiserem conhecer as funcionalidades básicas desse fabuloso editor de textos.

Saiba mais sobre o BrOffice
aqui. Para saber mais sobre a suíte, clique aqui. Quer fazer o download gratuito da nova versão 2.4 para obter uma experiência pessoal? Siga o link.