FERRAMENTAS PARA O ESCRITÓRIO - OFFICE TOOLS
Não há dúvidas de que a informática foi pensada no sentido de propiciar ao homem mais conforto e produtividade.
Isso, por sua vez, não impede que, ante a pluralidade do possível, percamos uma boa parte do tempo procurando o que, de fato, pode ser útil e não apenas interessante. Além disso, a idéia que forjamos, muitas vezes, sobre determinados produtos acabam nos impedindo de experimentá-los, restringindo o conhecimento.
Neste post vou elencar algumas ferramentas que me parecem bastante úteis tanto em navegação na internet quanto para o trabalho, sublinhando que os utilizo na plataforma Windows. São apenas algumas sugestões, dentre tantas possíveis.
É imprescindível atentar que, antes de promover a instalação de qualquer programa em seu computador, faz-se necessário verificar se há compatibilidade entre os requisitos exigidos pelo programa com os existentes em sua máquina e sempre criar um ponto de restauração para evitar que uma instalação indevida comprometa o funcionamento regular de seu aparelho.
I - PARA NAVEGAR NA INTERNET: Quem quer navegar pela internet utiliza um programa conhecido como "browser" (navegador). O mais popular é o Internet Explorer, cuja versão atual recebe o nome de Internet Explorer 7.0. Mas, ele não é o único e, apesar de suas qualidades, não pode ser reputado como o melhor.
Disputando com o famoso navegador da Microsoft despontam outros programas notáveis como o Mozilla/Firefox (versão atual 2.0.0.14) ou o Ópera. O Mozilla/Firefox foi o primeiro navegador a utilizar abas, permitindo que o internauta abra diversas páginas ao mesmo tempo e possa visualizá-las com um simples clique na aba desejada. Apenas na última versão (7), o Internet Explorer resolveu explorar a funcionalidade das abas múltiplas. Tanto o Mozilla/Firefox quanto o Opera são softwares livres, sem qualquer custo adicional para o usuário. Uma de suas vantagens é, por exemplo, permitir a instalação de extensões. As extensões são funcionalidades adicionais como, por exemplo, poder abrir todas as páginas cotidianas de uma só vez, abrir visualizador de links para averiguar se deseja realmente abrir ou não a página ali disponibilizada etc. Para conhecer um pouco mais do Mozilla/Firefox, Opera ou mesmo o Internet Explorer em sua última versão, basta clicar sobre os nomes dos navegadores. Quer conhecer os complementos que se podem agregar ao navegador Mozilla/Firefox? Clique aqui.
II - SUÍTE DE ESCRITÓRIO: A Microsoft também é responsável pela suíte de escritório mais conhecida do Planeta: o mundo Office (Word - editor de textos, Excel - Planilha de Cálculos, PowerPoint - apresentação, Outlook - Correio Eletrônico).
Mas, há opções gratuitas e tão boas quanto o famoso Office, como a suíte do Open Office, que executa um excelente serviço a custo zero.
A suíte Open Office é composta pelo editor de textos Writer, o elaborador de planilhas eletrônicas Calc, o Impress para apresentações multimídias, o Math para edição de fórmulas e o Draw para elaboração de diagramas e ilustrações 3D. O Blog da Amatra 18 já publicou posts sobre o Open Office em sua versão mais atualizada (2.4) e um pequeno manual para utilização do Writer - editor de textos.
III - CORREIO ELETRÔNICO: Para a recepção e envio de mensagens eletrônicas, há uma série de programas disponíveis e gratuitos.
A Microsoft oferece o Windows Live Mail (que pode ser encontrado aqui - onde serão oferecidos outros programas do pacote: toolbar/barra de ferramentas, galeria de fotos, messenger, editor de textos para blog etc).
Já a Mozilla oferece o Thunderbird 2, com filtro antispam, marcadores, pastas de pesquisa, proteção à privacidade etc.
Estes programas permitem que as mensagens sejam baixadas diretamente para o seu computador e não apenas visualizadas na internet (o chamado webmail).
IV - COMUNICADOR INSTANTÂNEO/MESSENGER: O comunicador instantâneo tornou-se uma febre na internet, colaborando na socialização da rede. Por outro lado, seu mau uso pode comprometer a produtividade individual.
Penso, todavia, que o comunicador é mais eficiente do que contraproducente, bastando um período de adaptação para que nos acostumemos com uma nova etiqueta social (a chamada netiqueta). Estar online com os amigos não significa necessariamente estar disponível para um bate-papo. Para isso, os comunicadores dispõem de sinalizações que indicam ausência, ocupado, hora do almoço e até fora do ar (offline). É preciso respeitar essas indicações.
A Microsoft sai na frente mais uma vez e disponibiliza o comunicador mais popular na internet: o Windows Live Messenger (versão atual 8.5 - embora haja uma versão beta ou experimental de número 9 disponível).
Concorrendo nesse mercado estão o Yahoo Messenger, o Google Talk o Skype e o Pidgin (antes conhecido como Gaim).
Destaca-se o Pidgin por ser capaz de reunir em um só comunicador diversos outros protocolos (Yahoo, Microsoft, ICQ, AIM etc). O comunicador Yahoo também reconhece os usuários do Live Messenger e vice-versa.
O Skype também se destaca nesse cenário por ir além de um simples comunicador instantâneo, permitindo que o programa conecte-se a aparelhos telefônicos que tanto podem instaurar uma comunicação via usuários do Skype (sem qualquer custo na ligação, através da tecnologia VoIP ou Voz sobre IP) quanto para telefones fixos e celulares em qualquer parte do mundo, a um custo bem mais barato do que as despesas telefônicas normais. O Skype também dispõe de telefones no mercado que tanto podem conectar-se apenas ao computador ou tanto à linha fixa quanto à banda larga da internet, permitindo que você receba ou faça, no mesmo aparelho, as ligações comuns ou aquelas diretamente para seus contatos no Skype ou, por fim, para qualquer telefone fixo ou celular, de qualquer lugar do mundo, bastando para isso adquirir seus créditos de ligação. Veja um exemplo de um aparelho telefônico que permite essa conexão com a Skype: o VOIP 321, da Philips.
V - OFFICE ON LINE: Imagine que você queira criar um documento compartilhado, ou seja, um documento em que cada membro de sua equipe possa opinar e acrescentar no todo ou em parte.
A opção inicial é dividir os trabalhos e, cada indivíduo, elaborar a sua parte, para uma reunião sistematizada ao final. Cada um, por sua vez, enviaria a sua produção para um dos membros da equipe responsável em fazer a junção das partes.
Por que esperar se o trabalho pode ser produzido e integrado ao mesmo tempo?
É isso o que propõem alguns projetos disponibilizados gratuitamente na internet. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado Think Free, que disponibiliza um formato duplo (escritório pessoal, para documentação a ser produzida individualmente e um corporativo, para a produção de documentos em colaboração). Mas há ferramentas semelhantes oferecidas pela Google (o Google Docs), o Buzzword (programado em flash, com visualização otimizada e desenvolvido pela Adobe) e a Microsoft agora quer ocupar também este espaço, através do Sky Drive da família Windows Live. No mesmo sentido de publicação compartilhada, mas com a vantagem de incorporar uma biblioteca que é indexada à ferramentas de busca (como o Google, por exemplo), você encontrará o Scribd. Vale a pena dar uma espiada por lá.
VI - FERRAMENTAS DE BUSCA: Não basta apenas dispor de uma boa base de dados armazenada em seu computador, mas saber encontrar o que é preciso e com facilidade.
Nosso hábito era de vasculhar nossos documentos, indicando os argumentos de pesquisa, através das ferramentas de busca inseridas no próprio editor de textos. Isso não será possível se você adotar, por exemplo, o Writer da suíte Open Office, uma vez que ele não dispõe de um buscador.
Nem por isso, não haverá solução. Já é possível dispor de ótimas ferramentas de busca instaladas em seu próprio computador e que irão vasculhar não só as pastas de arquivos de documentos como serão capazes de encontrar toda e qualquer informação arquivada como histórico da navegação na internet (te ajudando a encontrar aquele link que você acessou e não se lembra mais), fotos, vídeos e músicas, mensagens eletrônicas recebidas e armazenadas no correio e, por fim, documentos arquivados contendo o texto desejado. Destacamos como eficientes ferramentas a Copernic (que adoto - porém não há versão em português. O download pode ser feito aqui), Google Desktop e o Windows Desktop Search,
O Blog da Amatra 18 também já publicou um post sobre o tema.
VII - PARA LER DOCUMENTOS OU E-BOOKS EM PDF: Para ler documentos ou e-books em PDF, o conhecidíssimo Adobe Reader, em sua última versão 8.1.2. Claro que há outras possibilidades, inclusive disponibilizada pela própria Adobe, que é o programa (em inglês) Adobe Digital Editions 1.5, otimizado para a leitura de e-books e que, inclusive, fornece algumas edições gratuitamente e permite a formação de uma biblioteca digital. O programa também inclui marcadores de páginas, o que permitirá que você interrompa a leitura e a retome do lugar de onde parou, como faria na leitura do livro físico.
VIII - PENDRIVES: Para concluir, lembro que muitos desses programas acima estão disponíveis em versões portáteis, que podem ser armazenados e acessados diretamente do pendrive como, por exemplo, a suíte Open Office, o navegador da Mozilla/Firefox, leitores de PDF, o Pidgin etc. Basta procurar na internet.
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(Postado por Kleber Waki).