quinta-feira, junho 05, 2008

VALE A PENA CONHECER. CONHECIMENTO COMPARTILHADO, LIVRE E GRATUITO.

the reader - jean honoré fragonard

Para os amantes da leitura, a internet se tornou uma ferramenta indispensável, porque aqui é possível encontrar toda a sorte de conhecimentos e em quase todas as suas formas (vídeo, som, texto, imagem).

O Governo brasileiro inaugurou, em novembro de 2004, o sítio DOMÍNIO PÚBLICO, cuja missão é promover o compartilhamento da cultura. Com um acervo inicial de 500 obras, o Portal quer "...incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a 'preservação de certos direitos incentive outros usos' -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos".

O acervo conta com obras literárias, vídeos e imagens, que podem ser acessados através de mecanismo de pesquisa disponibilizado no portal. É possível, por exemplo, ter acesso à obra Germinal, de Émile Zola, em francês, ou a Fausto - de Goethe (traduzido para o português), graças a parceria que o portal possui com outras bibliotecas no Brasil e no mundo. Também estão disponibilizadas teses e dissertações em diversos ramos do conhecimento.

Ainda um bom exemplo do compartilhamento da cultura - e sem esquecer que este post é especialmente para os aficionados à literatura - vale a pena acessar também a infografia produzida pelo sítio El Mercurio para homenagear a obra CEM ANOS DE SOLIDÃO, de Gabriel García Marquez. Este belo trabalho conta com depoimentos em vídeo, personagens e até uma árvore genealógica elaborada com base na estrutura cronológica da obra-prima de García Márquez. Quem não leu, vai ficar com vontade de ler. Quem já leu, vai querer revisitar o texto.

P.S.: Para ler um e-book gravado em formato PDF é preciso ter o Adobe Reader ou o Digital Editions, ambos da Acrobat. Ou então algum programa similar que abra o formato PDF criado pela Acrobat. O Blog da Amatra 18 tratou destes assuntos em um post sobre "Ferramentas de Escritório".

A obra que ilustra este post chama-se A Leitora e foi pintada pelo francês Jean-Honoré Fragonard. Ela está exposta no National Gallery of Art, em Washington. Saiba mais sobre o autor e suas obras aqui.