quarta-feira, dezembro 31, 2008

A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA.



Apenas um lembrete.

A partir de amanhã, 1º de Janeiro de 2009, inicia oficialmente a implantação da nova ortografia portuguesa.

Uma breve pesquisa na internet é suficiente para apontar diversos links com as instruções das novas regras de ortografia. Aqui você encontra referências a alguns desses links.

No site da Câmara dos Deputados, o CEFOR - Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento elaborou um interessante tutorial com histórico, resumo e exercícios para praticar as novidades introduzidas na língua portuguesa.

A Companhia Melhoramentos disponibilizou um arquivo em PDF com o resumo da Reforma Ortográfica, que pode ser visualizado no próprio navegador ou gravado para leitura posterior (é preciso o programa Acrobat Reader para sua leitura).

O Portal G1 preparou uma ampla matéria sobre a Reforma Ortográfica e elaborou infográfico, com o diferencial de demonstrar também a pequena alteração que ocorrerá com o português de Portugal. As reportagens do Jornal Nacional também podem ser encontradas no Portal da Globo.

A implantação das novas regras de escrita passarão por um período de transição entre 2009 e 2012, (exceto para os livros didáticos, que deverão estar obrigatoriamente publicados na nova forma a partir de 2010). Até 2012, portanto, continuam valendo as duas regras nos vestibulares, concursos públicos etc.

Para os que procuram um corretor ortográfico que funcione com o editor de textos, poderá socorrer-se do Vero, desenvolvido como software público e aplicado com o Writer (editor de texto da suíte Open Office - versão 3.0). O Vero também tem versão desenvolvida para funcionar com o navegador Mozilla/Firefox. Clique aqui para ir até a página de downloads.

Acesse o site da comunidade BrOffice e saiba mais sobre o Vero. Não se esqueça de ler as dicas sobre como instalar a extensão Vero (corretor ortográfico).

Ainda não há, por ora, uma extensão para ser aplicada ao editor da Microsoft (Word) e o Vero não funciona neste software.

Por fim, vale lembrar que nada muda quanto à língua falada. Goleiro, no Brasil, continua sendo guarda-meta em Portugal.

(Postado por Kleber Waki)

Visite nosso site
Parte do acervo do blog está reproduzido agora em nosso site. Além disso, há muito mais.
Aguardamos sua visita no site da Amatra 18.