quarta-feira, abril 25, 2007

DESEMBARGADORA DORA MARIA DA COSTA INDICADA PARA COMPOR O TST



Foi publicado no Diário Oficial da União de 24/04/2007 a indicação das juízas Dora Maria da Costa (foto) e Maria de Assis Calsing, hoje integrantes dos TRTs da 18ª e 10ª Região.
A desembargadora Dora, embora mineira de nascimento, considera-se goiana de coração e a escolha de seu nome representa a coroação de uma trajetória inequívoca de dedicação infatigável ao trabalho, honrando todos os seus colegas e dignificando nosso Estado. Segue adiante a notícia publicada no portal do Governo Federal:


Presidente indica duas juízas para integrar o Tribunal Superior do Trabalho

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou duas juízas para integrar o Tribunal Superior do Trabalho (TST), após as vagas que sobraram com a aposentadoria de dois ministros. A recomendação foi publicada hoje (24) no Diário Oficial da União. Dora Maria da Costa e Maria de Assis Calsing são juízas trabalhistas e já atuavam no TSE de maneira interina.

Segundo informações do site do TST, Dora Maria da Costa é mineira, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais e ingressou na Justiça do Trabalho em 1987. Já Maria de Assis Calsing é formada pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), mestre pela Universidade de Brasília e ingressou na Justiça do Trabalho em 1984. Ambas já trabalharam no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que abrange o Distrito Federal e Tocantins.

Agora, a indicação das duas segue para aprovação do Senado Federal e, posteriormente, a nomeação pelo presidente Lula. O TST é a instância máxima da justiça trabalhista, que é responsável por julgar as ações de relação de trabalho e emprego, baseadas ou não na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sua atribuição é definida pelo artigo 114 da Constituição Federal.

Aloisio Milani/Agência Brasil